ESCOLAS

ESCOLA DE NEGÓCIOS
IBS
Eji
Simulacao Empresarial
CURSO DE CONTABILIDADE E AUDITORIA
1. Introdução
O Curso de Contabilidade e Auditoria possui um plano de estudos que forma técnicos superiores preparados para entrar e evoluir com sucesso no mundo profissional satisfazendo, assim, as exigências de trabalho nos sectores público, privado e não governamental.

A evolução dos sistemas, mercados e produtos financeiros exigem, cada vez mais, técnicos com uma formação especializada, quer a nível científico, quer pedagógico, por forma a corresponder ao envolvimento global das actividades de todos os ramos da economia.



Este curso tem por base os princípios inerentes à formação de contabilistas e auditores, consignados na directriz internacional da IFAC (International Federation Accountants) e da IIA (International Internal Auditors).

2. Missão do curso
É finalidade educativa do curso orientar os estudantes para a sensibilidade e importância da área de contabilidade e auditoria no mercado laboral, numa era em que o homem assume, cada vez mais, um papel de relevo no comando do progresso tecnológico.

3. Objectivos gerais do curso

  • Formar especialistas em Contabilidade e Auditoria, prontos a exercer a profissão, tanto no âmbito da empresa privada como da Administração Pública e da instituição não governamental;

  • Proporcionar aos estudantes o domínio das metodologias, técnicas e ferramentas de trabalho específicas da área de Contabilidade e Auditoria;

  • Incentivar nos alunos a autonomia pessoal, o espírito de liderança e o gosto pela inovação e mudança.

4. Objectivos Específicos
  1. Criar nos alunos hábitos de estudo e de pesquisa.

  2. Familiarizar os alunos com as ferramentas de trabalho da área de contabilidade e auditoria.

  3. Dar oportunidades aos alunos para desenvolverem estratégias de registo contabilístico e de auditoria.

  4. Dar aos alunos a oportunidade de praticarem e actuarem com base em princípios éticos.

  5. Dar aos alunos uma preparação interdisciplinar no âmbito de um conjunto de matérias nas áreas científicas da contabilidade, auditoria, gestão, matemática, direito, informática e economia.

  6. Desenvolver nos alunos habilidades para aplicarem o pensamento crítico e analítico em todos os relacionamentos que digam respeito à vida laboral.

  7. Desenvolver capacidades criativas e de apoio aos novos incentivos da transformação dos mercados e serviços.

5. Perfil Profissional
Este Curso dá acesso a um diversificado conjunto de funções profissionais, tais como:

O formado em Contabilidade e Auditoria é o profissional preparado para actuar como analista financeiro e/ou auditor; actuar em actividades de análise, assessoria, coordenação, supervisão e gestão de operações de contabilidade e auditoria de qualquer organização; actuar na tomada de decisões estratégicas no âmbito da contabilidade e auditoria quer nacional, quer internacional.

Estas funções poderão ser exercidas em empresas públicas, privadas e organizações não governamentais, na banca e nas seguradoras.

6. Perfil do graduado
Encontrando-se a função contabilística num momento de grande desenvolvimento a par das tecnologias de informação e comunicação, como resposta, o Curso de Contabilidade e Auditoria prepara os seus graduados para as seguintes competências:

Deve Saber:

  • Qual o papel da contabilidade como instrumento de gestão micro e macroeconómica;

  • As regras, critérios, conceitos e princípios contabilísticos geralmente aceites;

  • As normas nacionais e internacionais que norteiam a preparação, a interpretação e análise das demonstrações financeiras;

  • As normas nacionais e internacionais que norteiam a realização das auditorias;

  • As principais normas fiscais, comerciais, financeiras, de trabalho e segurança social que norteiam as actividades das empresas;

  • Conhecer e respeitar os códigos de conduta e ética profissional dos contabilistas e auditores.

Deve Saber Fazer:

  • A aplicação dos modelos e instrumentos de gestão contabilística e financeira na definição dos problemas, análise de alternativas de decisão e solução;

  • A concepção, implementação e avaliação dos sistemas de organização contabilística e financeira;

  • A identificação das necessidades de informação financeira dos diversos órgãos da empresa e desenhar sistemas de informação atinentes à satisfação dessas necessidades;

  • Estudos de fiscalidade e de adaptação às necessidades fiscais das empresas;

  • Adaptação da contabilidade de gestão;

  • Assessoria contabilística, fiscal e financeira à administração das empresas;

  • Concepção implementação e avaliação dos procedimentos de controlo interno das organizações;

  • Planificação e execução da auditoria das demonstrações financeiras das organizações e emissão do relatório com base nos procedimentos gerais e nas Normas Internacionais de Auditoria.

7. Modelo de organização curricular e duração do curso
O Curso de Contabilidade e Auditoria tem uma duração de 3,5 anos com um total de 45 disciplinas, todas semestrais.

O volume total de trabalho corresponde a 5250 (cinco mil duzentas e cinquenta) horas, beneficiando os licenciados, após a conclusão do curso, de 525 créditos.

8. Núcleos de formação
  • Formação Científica Geral - disciplinas do âmbito da actividade económica geral;

  • Formação Científica Específica - disciplinas do âmbito das ciências de registo e supervisão, nomeadamente da contabilidade e auditoria;

  • Disciplinas de Formação Prática - Práticas de Investigação e Estágio Profissional.